quarta-feira, 2 de abril de 2014

Saia com camadas franzidas

 Olá pessoal >.< , sei que eu estou mega atrasada com as postagens, mas a entropia da minha vida vive aumentando, tal é o caos e a desordem de horários que eu por aqui passei longe. Mil desculpas, aliás pela ausência geral de semanas passadas, após o dia 13 eu vou compensar vocês com postagem dupla certo =^.^= .

Hoje teremos tutorial, imagino vocês dizendo "até que enfim" , no entanto, quem sabe da agenda de postagem, sabe que essa postagem deveria ser para daqui um mês, mas esse é o meu presente de incentivo a uma amiga muito queria, se que ela anseia por esse tutorial, então hoje vou fazer a vontade dela ^.^

Materiais:


  • Tecido de algodão uns 2 m x 2,5 m;
  • tesoura;
  • Alfinetes;
  • zíper;
  • elástico;
  • fita métrica;
Prontas ou não, lolita prendada mode on:
Primeiramente vamos recortar a parte superior da saia ela terá 15 cm de largura pelo comprimento dos seus quadris adicionado de uns 20 cm, essa camada é a mais larga e ela deve ser maior que a outras camadas para que seja acentuada a característica A-line nelas. Observação você pode ou não fazer o ajuste cortando a peça como um trapézio, ou não, vai depender do caimento do tecido. Quando aplicar o zíper tente editá-lo o mais escondido possível, caso o zíper seja maior que a sua peça em questão basta aplica-lo de baixo para cima, correndo o cursor até a altura desejada, então faça uma costura do tipo bordado, ou passe o zigue-zague várias vezes e depois corte ^.^e o seu zíper estará diminuído.



Então, aplicamos o cós que deve ser duplo ( cerca de 4 cm com ele aberto), no caso eu fiz um tipo de shirring, eu fiz o comprimento do cós com uns 15 cm a mais, cortei 20 cm dele e apliquei 2 elásticos com 12 cm fazendo uma costura larga no meio deles, tendo feito isso emendei ele novamente no cós e o costurei, lembres-se de esticar bem o cós quando ele tiver shirring para aplicar na parte superior da saia.


Partindo para as camadas, cortei tiras de 12 cm de largura pelo comprimento do tecido ( vai fazendo que um dia a saia termina, mas tem que ter paciência, melhor já ir pedindo aos deoses do rococó te dar muita paciência). Dica importante, você pode fazer a largura do tamanho que quiser, mas quanto menos largura, mais tecido consome.



 No caso eu fiz 3 camadas franzidas, mas você pode fazer até alcançar o tamanho que precisa.
Cada camada deve ser franzida, quanto mais franzida a camada for mais poof será necessário para lhe preencher ( e com grandes poofs veem grandes responsabilidades). 







Para emenda-las você deve juntar a ponta franzida a ponta soltinha da camada anterior :3, existem dois jeitos de fazer isso:
a) pode pegar os lados avessos juntos e costurar ponta com ponta para dentro;
b) pode pegar a ponta solta camada e fazer uma dobra como se fosse uma barra fina, e assim, costurar sobre o desponto da parte franzida ( eu fiz assim pois fica mais bonito com tecido estampado , pois não quebra a continuidade da estampa.)




Ilustrações do método "b"








Depois de tudo junto é só fazer uma barra e chorar de alegria pois terminou ^.^


Espero que tenham gostado e que façam.
Bjs até a próxima.


Image and video hosting by TinyPic

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Melhor explicação que eu encontrei..eu parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, me esforço pra ser bem didátic, tomara que eu tenha ajudado ^.^

      Excluir